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quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Sonic The Hedgehog - Sega Master System

  
A Sega tinha criado seu mascote para bate de frente com o poderoso Mario da Nintendo, que a cada dia ganhava mais e mais fãs. A Sega em 1991 lançou o Sonic The Hedgehog para o Mega Drive (Genesis no EUA). Foi um grande sucesso para Sega, ela tinha finalmente conseguido fazer um personagem rápido e fácil de jogar. Mas na época que o Sonic foi lançado para o Mega Drive, muitos jogadores ainda tinha o Master System como console, então no mesmo ano, a Sega lançou o Sonic The Hedgehog para o Master System. O Mega Drive tinha 16 Bit's de potência, e seus jogos era de grandes gráficos e audios, enquanto isso, o Master System tinha 8 bit's e poucos jogos eram bons. Mas Sonic veio com tudo e tirou isso a limpo, gráficos e audios bons tornaram o Sonic The Hedgehog para o Master System como o melhor jogo do Master, claro que não tinha os mesmo gráficos do Mega Drive, mais era bons o suficiente para o jogo ser emocionante.


 A história é a mesma da versão pra Mega Drive: Dr . Robotnik está aprisionando os animais da floresta e transformando eles em robôs pra que lhe ajudem na sua dominação mundial. E ao mesmo tempo que faz isso, ele pretende reunir as 6 esmeraldas do Caos pra conseguir muito poder! Sonic tem que deter o barrigudo encontrando as esmeraldas do Caos antes dele e ainda precisa libertar os animaizinhos da floresta.

 Algumas coisa mudou do Sonic do Mega para o Master. Uma delas é a quantidade de fases, enquanto no Mega o Sonic tinha que passa 3 mapas e no final do terceiro, ele enfrentaria o Dr.Robotnik, já no Master System, o Sonic tem que passar por 2 fases e a terceira era um confronto direto com o Dr.Robotnik.


 As fases de Bonus tambem ganhou um novo visual no Master System. Enquanto no Mega o bonus tinha um efeito de rotação, o Master era mais como uma fase, só que parecendo um fliperama. As Esmeraldas do Caos, eram pega nos bonus do Sonic do Mega, já no Master, os bonus era somente para pega vidas e continues. Diferente do Mega, para pega o bonus no Master, o jogador teria que ter 50 anéis até o final da fase.

 Outra diferencia do Sonic do Master, era o começo de cada fase. Aparecia um mapa mostrando de onde o Sonic iria sair e chegar. Já no Mega não tinha nenhum mapa para informar, mas ao começa cada fase, aparecia o nome dela.

 No Mega o Sonic destruía os inimigos, mas logo saia um pássaro ou um coelho ou outro bicho que o Dr.Robotnik transformou em maquina, já no Master não acontecia isso, o Sonic destruía o inimigo e não saia bichos. Outra coisa era quando Sonic sofria um dano, no Mega, o Sonic soltava vários anéis e poderiam ser pego novamente, no Master só saia um anel, mesmo que você tenha 50, e não conseguia pega-lo de novo, ou seja, no Master o negócio era mais difícil.


Fases

 Green Hill Zone Act 1

 Bom galera, tenho um pequeno aviso: a rom do Master System não tem as mesma cores do console, ja tentei arrumar isso, pesquisei e nada. Então meus  ''screenshot'' estão com uma cor direfente da original, meio que sem brilho. Então resolvir posta não só um pedaço da fase, como tambem a fase inteira. É só  clicar nas imagem e usa o ''zoom'' do mouse para ver em tamanho original.



  
 A primeira fase se passa no começo da ilha, onde Sonic tem que passa por alguns obstáculos. Essa fase é bem fácil e serve para o jogador aprender algumas coisas sobre o Sonic do Master System. No fundo tem um rio com algumas cachoeiras e na fase inteiro tem muitos coqueiros. Logo após a primeira rampa e poço de espinhos, há uma vida escondida no coqueiro. Basta pula embaixo dela para ela cair.

Green Hill Zone Act 2

 Bem diferente do Mega Drive, a segunda fase de Sonic é quase toda subterrânea. Sem muito perigo, você consegue passa essa fase numa boa. Logo quando você cair, entre numa parede a sua esquerda, ela é uma passagem secreta para pega uma vida. Se olha no mapa abaixo, vai ver que ela aparece no canto direito e que também você pode ver a 1° Esmeralda do Caos, então fica a vontade para pega-la



Green Hill Zone Act 3

 Vamos enfrentar pela primeira vez o Dr.Robotnik que é muito fácil. Após passa pelo primeiro buraco, caia no segundo e vai até o fim onde tem uma vida. Para derrota o Dr.Robotnik é muito simples, espere ele da seu grande passeio e depois que ele desce você acerta ele, são 8 acertos no total. Após derrota-lo, assim como no Mega Drive, o Sonic salva seus amigos que provavelmente iria ser robotizados pelo Dr.Robotnik.



Bridge Zone Act 1

Um pequeno aviso: aqui os ''screenshot'' estão com as cores originais, mas mesmo assim, vou continuar colocando as fases completas. Achei no Blog http://shugames.blogspot.com.br/.

Uma fase com várias pontes quebradiças, piranhas saltando do rio e uns bichos que só podem ser acertados rolando. Aqui temos algumas molas que não ajuda o Sonic a nada, ou sejá, elas jogam o Sonic para o buraco e la se vai uma vida (confesso que já cair nessa). Aqui você encontra a 2° Esmeralda do Caos, que é um pouco difícil para quem nunca jogou no Master, você tem que desce junto com um pedaço da ponte até fica de frente. A vida aqui é bem visivel, então não precisa ensinar como pega-la.





Bridge Zone Act 2

 Essa fase é a única de todos os jogos de Sonic que anda sozinha, forçando o Sonic a acompanha-la no que alguns jogadores chama de TELA-PEGA. Pra mim foi uma novidade, pois poucos, mas bem poucos jogos tem esses tipos de fase. Após pega o monitor da seta (checkpoint), a uma pequena ponte onde tem uma vida boiando no rio.




Bridge Zone Act3

 Assim que começa a fase, ande para sua esquerda e você vai encontra uma vida, bem fácil acha-la. Bom o Dr.Robotnik agora surge com uma máquina que submerge da água e solta 3 tiros ao mesmo tempo em um dos lados da fase, enquanto isso, você pula em cima. São 8 acertos ao total, e aqui vem a pegadinha, você consegue acerta 3 hit's cada vez que ele aparece, por isso, não deixe de conta, o risco de cair na água após acertá-lo pela última vez é grande.


 

 

Jungle Zone Act 1

  No coração da floresta, foi lá que o Dr.Robotnik correu após perde o duelo na Bridge. Então Sonic correu atrás dele. A fase tem muita coisa, umas delas são as plataforma colocadas em todo o canto, se misturando com pedaços de árvores com espinhos e cachoeiras. A vida é bem visível aqui, ela fica na cachoeira e para chega la, você tem que ir pulando até chega la. Aqui nessa fase tem a 3° esmeralda, como podem ver na foto. Para pegá-la, continue por cima, pelo tronco cheio de espinhos e pule no tronquinho que desce a cachoeira: lá embaixo, perto da água, vire à esquerda e salte na terra firme ali. Pule no tronco na água e vá seguindo pra esquerda até encontrá-la. Volte pelo mesmo caminho e termine a fase.


 

 

 

Jungle Zone Act 2

 Uma grande cachoeira e muitas plataformas. Sonic tem que chega até o topo da cachoeira desviando de alguns espinhos. O negócio aqui é que as plataformas, pois a tela acompanha Sonic e se você cair, morrerá na hora. Fica atento ao pega a vida, pois ela se encontra em uma mola, ao pega-la, pulo para outro lado.





 

Jungle Zone Act 3 

 Primeiro vai para direita e pegue a vida que ta dentro da agua. Depois vai subindo pelos cipós até chegar no chefe. Dr.Robotnik aqui atira bombas que rolam pelo cipó e explodem depois de um tempo, cuidado com essas bolas pretas, porque até a fumaça dela mata o Sonic. Para acerta-lo, basta esperar ele descer na hora de soltar a bomba para acertá-lo.



 

 

Labyrinth Zone Act 1

 Depois de derrota o Dr. Robotnik na floresta, Sonic consegue acha sua fabrica que se localizava atrás da floresta. Aqui o mapa muda, dando uma visualização por de trás da ilha. Mas para chega até o Dr. Robotnik, Sonic tem que passa por um labirinto, que tem sua maior parte da fase de baixo d'agua. O negocio aqui é meio complicado, pois o Sonic precisa de respira e o jeito é espera uma bola de ar grande sair entre um piso e outro, caso não pegue essa bola de ar enquanto tive de baixo da agua, uma contagem de 5 tempos ira aparece e após zerar essa contagem, o Sonic morre afogado. Então sempre que ver umas bolha saindo do chão, pegue antes que seja tarde. Para pega a vida nessa fase, piso no botão para o monitor de 10 anéis muda para vida.



 

 

Labyrinth Zone Act 2

 Este acto é similar ao primeiro, apenas mais longo e difícil. No meio da segunda descida d'agua, logo no começo, pule para pega uma proteção, só tomem cuidado para não morre. Quando chega em uma parte onde se encontre o monitor de invencibilidade, pegue-lo e corra subindo sem para para nada até chega a 4° Esmeralda do Caoa, que fica entre os espinhos, só assim para consegui pega-la.





Labyrinth Zone Act3

  A fase é todo de baixo da agua, mas aqui o Sonic não precisar ir atrás da bola de ar. A vida aqui é complicadíssima de se pegar, pois ela se encontra em um canto cheio de espinhos, essa é a única vida difícil de pega. Depois disso, vai sempre para direita até chega ao Dr.Robotnik, ele vem no seu submarino, igual ao da Bridge Zone. Ele tem dois ataques: um tiros quando vem no meio da fase e quando vem pelos cantos, solta um torpedo que segue o Sonic. Uma dica, não pulo quando ele vim no meio da fase, muito arriscado para volta.






Scrap Brain Zone Act 1

 A ultima zona do Sonic da Sega Mega Drive, mas neste jogo é a penúltima zona. Essa primeira etapa é bastante fácil e sem nenhum segredo: apenas fique esperto pra pegar a vida na esteira antes que ela caia no buraco. Além disso, a fase é repleta de buracos no teto por onde saem labaredas de fogo e por torres no chão que dão choque. Algumas portas só abrem após pisar nos botões.



 Scrap Brain Zone Act 2

  Essa fase é um grande labirinto, por isso, tenha paciência pq geralmente leva uns 5 ou 6 minutos para passa-la. Aqui você tem que procura abrir as portas, isso leva um tempo, tem um botão onde abra uma porta para passagem até o final. Procure por um teletransporte que o leve para a 5° Esmeralda do Caos. Desça a rampa e o portão deverá se abrir. Se por acaso ele permanecer trancado, será preciso retornar até o buraco onde pegamos a esmeralda e passar por ele, seguindo em frente. Suba as plataformas e pise no botão no alto, retornando tudo em seguida. A vida aqui só pode ser pega usando um teletransporte. Vou coloca os mapas completos aqui pra vcs terem uma ideia de como sair desse labirinto.






 Scrap Brain Zone Act 3

 A fase do Boss tambem se passa num grande labirinto, e grande paciencia de novo. A vida aqui é depois de uma porta que se encontra fechada, tem que da a volta e pega-la. Faça todo o percurso de volta até a esteira, pule na mola e agora siga pra esquerda. Vá seguindo até achar um botão, pise nele, pula na última mola e suba pro chefe. Chefe esse que nem te enfrenta, Robotnik foge em um elevador e Sonic vai atrás dele.

 

 

Sky Base Zone Act 1

 Sonic entra no meio das nuvens onde o Dr.Robotnik se escondeu. Aqui tem muitas plataformas, e alguns para raios, propavelmente para alimentar as maquinas do Dr.Robotnik. A fase por ser escura, é fácil se distrair e cair em buracos fatais aqui. Existem muitos anéis para serem coletados, mas também existem muitas armadilhas para tirá-los, fora os raios, tem uns pequenos canhões que dão 3 tiros.




Sky Base Zone Act 2

 Essa fase tem dois caminhos, um deles é pela escada onde vc encontra uma vida e passa por vários canhões e atira para todo lado. O outro caminho é esperar aparece uma plataforma em baixo do dirigível, onde ela vai de leva a outras plataformas até chega ao fim do dirigível, la se encontra a 6° e ultima Esmeralda do Caos. Após pega-la, ande para a esquerda e cuidado com os canhões atirando. Entre na porta e fim da fase.







Sky Base Zone Boss

  A ultima luta contra o Dr.Robotnik. Ele agora esta protegido por um vidro, e para quebra esse vidro, o Sonic tem que acerta 12 vezes no vidro. Ele usa um raio que vai e vem na tela e uma bola de energia que ele carrega e solta sobre Sonic. Para evitar maiores dores de cabeça, fique no canto esquerdo até o raio parar, corra e bata no vidro. Depois que você consegue acerta 6 vezes no vidro, o esquema do raio muda para algo meio que randomico. Basta o jogador pega o "Timing" do raio e continuar acertando o vidro. Depois que você conseguir quebra o vidro, o Dr.Robotnik foge e entra em uma maquina que o teletransportar para sua maquina para pode fugir do Sonic. Depois que ele sumir, você entra e o final vai aparecer.

 

 Sonic aparece bem na hora que ele ta fugindo e consegue impedir ele de fugir. Aqui no Sonic do Master System, tem dois finais, que as revista antigas falavam de final bom e do final ruim. A diferencia era bem visível, se você terminar o jogo sem as 6 Esmeraldas do Caos, a ilha ainda iria fica poluída pela fabrica do Dr.Robotnik, mas se você foi esperto para pega todas, as esmeraldas sair do Sonic e limpa a ilha das coisas que o Dr.Robotnik deixou pra trás.

Bonus

 Bom galera, vou colocar aqui as imagens dos bonus completas. Então cliquem nas imagens para ver em tamanho original e passe delas sem probelmas.


O personagen

Green Hill SMS.png

Sonic
 Sonic é um ouriço azul muito veloz que vive em uma ilha chamada Ilha do Sul. Um personagem meio que humanoide (igual ao Mickey, Pateta, e entre outros personagens) que ganha uma super velocidade quando corre. Por ser um porco espinho, Sonic também conta com seus espinhos quando atacar os inimigos, seja rolando ou pulando. 


Badniks
Os Badniks são os bichos da floresta e amigos de Sonic transformados em robos. 


 
Dr.Robotnik 
 É um cientista maluco com um QI de 300. Ele sempre planeja dominar o mundo transformando em robôs tudo que vive, fazendo assim os Badniks. Isso tudo pq ele quer ter em mãos as Esmeraldas do Caos para poder dominar o mundo. É um homem careca, gordo e com grande bigodes laranja. Ele sempre ta em cima de alguma máquina, muito raro as vezes em que você ver ele anda a pé.

Itens do Jogo

Rings: Sonic ganha dez anéis.
Power Sneakers: Deixa Sonic mais rápido por alguns segundos.
Invencibilidade: Deixa Sonic invencível por alguns segundos.
Shield: Protegerá Sonic.
Live Up: Sonic ganha uma vida.
Check Point: Quando morrer, o monitor marcará o lugar de onde você morreu.
Continue: Este monitor você encontra no Special Stage, e quando adquirido, você ganha um continue.


Placas no final de cada fase

 No final dos Act's 1 e 2 e dos bónus, Sonic passará por uma placa. Ela mostra o que o Sonic ganha no final de cada fase.
 
Robotnik: Você não ganha nada.
Exclamação: O leva para o estagio do bonus.
Sonic: Você ganha mais uma vida.
Anel: Você recebe dez anéis.
Curiosidades

• Em Labyrinth Ato 3 Sonic não fica se ar.
• Existe um monitor de vida em cada fase.
• O Power Sneakers só aparece uma vez no jogo.
• Scrap Brain atos 2 e 3 possuem 99 anéis no total.
• O badnik Roller não aparece no jogo mas no manual diz que ele tem no jogo.
• Ao total são 6 Esmeraldas do Caos e não 7 como nos outro jogos, e elas ainda tem a mesma cor, já nos outros jogos do Sonic, cada  uma tem uma cor diferente.

 
Capa e fita originais do jogo



Intro do Sonic The Hedgehog

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